Curiosidades: Alguns erros que nos impedem de dormir bem

dormir melhorO The Katniss Wall deixa nas curiosidades uma lista de pequenos e simples erros que muita gente comete, incluindo eu, que nos impedem de dormir bem. Sou uma de muitas pessoas que sofre desse problema, vamos ver se com estes truques durmo melhor.

Todos nós sabemos que o nosso corpo precisa do seu descanso, que o ideal é dormir entre 8 e 10 horas, etc. Aqui fica uma lista de erros que prejudica o nosso sono e o que devemos fazer para mudar esses hábitos.

1. Só usamos as almofadas para a cabeça. Se dormir de barriga para cima, use uma almofada por baixo dos joelhos para aliviar a pressão nas costas; se dormir de lado, use uma almofada entre as pernas para manter a coluna alinhada, e pode usar uma por baixo da axila para suportar o braço.

dormir bem


2. Dormir de barriga para baixo. Esta posição faz com que tenhamos mais problemas em respirar, a cabeça fica virada e a coluna torcida, por assim dizer. Com o tempo pode vir a ter dores nas costas e no pescoço.


dormir bem

3. Ingerir bebidas alcoólicas antes de dormir. Inicialmente pode fazer com que adormeça profundamente, mas pode acordar a meio da noite e ter dificuldades para voltar a adormecer. Concluindo, quanto mais beber, mais problemas terá em dormir.

4. Não ter hora definida para dormir. Se nos deitarmos uma noite a uma hora cedo e na noite seguinte só depois da meia-noite, com estes horários alternados o corpo não sabe identificar quando tem de se desligar, o sono fica descontrolado. Ter um horário fixo vai ajudar o corpo saber quando é hora de relaxar e dormir e quando é hora de acordar.

5. Dormir até mais tarde nas folgas. É algo apelativo, mas errado. Isto é mais para aquelas pessoas que não fazem o seu sono regular, e depois nas folgas tentam compensar, dormindo mais. Um estudo comprovou que privar o cérebro de descanso pode causar danos permanentes e irreparáveis, por isso está na hora de mudar esses hábitos.

6. Dormir com o estômago cheio. Aqui eu admito que costumo errar, mas é depois do almoço dormir com a barriga cheia. No caso do jantar, devemos de evitar comer entre 2 e 3 horas antes de dormir, assim evitamos azia e indigestão. Ante de dormir comam snacks leves e não se deitem logo.

7. Dormir com almofadas muito altas e fofas. São excelentes para lutas de almofadas, mas não para dormir. As nossas almofadas devem ser altas o suficiente para elevar a cabeça e o pescoço e manter a coluna direita enquanto dormimos.

dormir bem

8. A posição fetal. Esta posição por muito confortável que seja pode, ser feita de forma errada, pode causar problemas de respiração e afectar o nosso sono. Podem ler o ponto 1 que descreve a forma ideal de dormir nesta posição.

9. Usar um colchão mais velho que você. A durabilidade de um colchão é entre 5 a 10 anos, dependendo da sua qualidade, do nosso peso, do tempo que passamos na cama. Nos colchões mais largos por exemplo, se notarmos que começa a fazer cova no meio significa que é hora de comprar um novo.

10. Dormir usando materiais sintéticos, tanto como lingerie como a roupa da cama. Colchões de esponja, lençóis e pijamas de cetim ou seda, podem ser bons mas retêm uma grande quantidade de calor corporal, coisa que materiais naturais não deixam que aconteça. Estas mudanças de temperatura podem fazer com que acordemos várias vezes durante a noite a transpirar que nem loucos. O ideal são as fibras naturais, o algodão, bambo, etc.

11. Colchões demasiado moles ou demasiado duros. Colchões onde nos afundamos não fazem bem á coluna, a nossa pélvis desloca-se mais para baixo do que deveria estar. Colchões muito duros podem fazer com que a pessoa desenvolva uma curvatura na coluna e causar dores nos ombros e nas ancas, se for o caso, comprem um novo ou uma cobertura de esponja para usar por cima, entre o colchão e a roupa de cama.

12. Antes de dormir usar telefone, televisão ou computador. Todos os ecrãs emitem uma luz que activa o nosso cérebro e interfere com o ciclo natural do sono. Com os telemóveis, se não conseguirmos deixá-los fora do quarto é melhor activar o modo silencioso e virá-lo para baixo. Deixar os ecrãs entre 1 e 2 horas antes de dormir dará ao cérebro uma qualidade de descanso melhor.

13. Dormir num quarto sem persianas ou com muita luz. Se estivermos rodeados de muita luz, o cérebro não consegue descansar, é melhor arranjar persianas ou uma máscara.

14. Dormir num quarto muito frio ou muito quente. Temos de arranjar uma temperatura equilibrada. Dormir num quanto cuja temperatura ronda os 23º é considerado quente e os 12º é considerado frio, por isso tem de ser algo no meio, que ronde os 18º.

15. Dormir com os pés sujos. Além de não ser higiénico, deixa mau cheiro nos lençóis, um banho quente ou um duche resolve o problema, e deixa a pessoa mais relaxada e mais fresca para dormir.

16. Deixar que os nossos animais de estimação durmam na nossa cama. Um estudo revelou que os donos que permitem que isso aconteça, mais de 63% não dorme como deve de ser. Como alternativa podem sempre fazer uma caminha confortável para o animal no chão ao lado da cama.

Muitos deles já imaginava, mas é tão mais fácil cair na asneira e não ligar, e consequentemente dormir mal. Espero que ajude alguma coisa para quem partilha do mesmo problema que eu. =)

Sem comentários:

Enviar um comentário