Filmes: Pride And Prejudice

Orgulho e Preconceito
Boas, hoje é quarta-feira e como sabem é dia de filme. O filme de que pretendo falar esta semana é Orgulho e Preconceito, ou Pride and Prejudice, em inglês. Este é um filme que saiu em 2005 e é mais um dos meus favoritos, foi adaptado do romance com o mesmo nome da escritora britânica Jane Austen, uma das minhas favoritas também.

Este filme conta a história da família Bennet, uma familia de aristocratas rurais que têm de lidar com a questão do casamento das suas cinco filhas, para não falar de questões de moralidade e de preconceito da época. 

Irmãs Bennet
A história tem lugar em meados do século dezanove, e fala-nos desta familia, do Sr. e Sra. Bennet e das suas cinco filhas - Jane, Elizabeth, Mary, Catherine e Lydia. Os Bennet vivem numa certa independência financeira, contudo a sua fazenda será herdada por um familiar, Sr. Collins, por isso os Bennet querem que uma das suas filhas case com ele para não perderem a propriedade.

Jane e Sr. Bingley
Como Jane fica encantada com Sr. Bingley, um solteiro rico que se mudou para a mansão de Netherfield com a irmã Caroline e com o Sr. Darcy que é dono de metade de Derbyshire, os Bennet tentam convencer Elizabeth a casar-se com o Sr. Collins. No Entanto ela recusa-se a casar a não ser por amor.

Enquanto que Jane e o Sr. Bingley se dão magnificamente bem um com o outro, Elizabeth e Sr. Darcy não se entendem. Ele é frio e distante e ela trata-o com o sarcasmo que ele merece. Aparece também um tenente, Wickham que capta a atenção das raparigas e torna-se amigo de Elizabeth, para o desagrado de Darcy. 

Elizabeth e Sr. Darcy
No entanto a relação parece melhorar e Sr. Darcy parece mostrar mais interesse em Elizabeth quando ela visita o Sr. Collins e a nova Sra. Collins em Rosings, propriedade de Lady Catherine. Num jantar Elizabeth encontra Sr. Darcy que se encanta com a forma espirituosa como ela responde ás questões que a arrogante Lady Catherine faz sobre a sua familia.

Sr. Darcy
Mais tarde, através de um amigo em comum entre os dois, Coronel Fitzwilliam, Elizabeth descobre que Darcy separou Bingley de Jane, porque a sua familia era inadequada. Desiludia e furiosa, Elizabeth desaparece a correr pela chuva e acaba por encontrar Darcy que a segue e a pede em casamento, dizendo que a ama. Mas Elizabeth recusa mencionando o que ele havia feito a Bingley e Jane.

Elizabeth
Mais tarde, Darcy envia-lhe uma carta onde explica que tinha julgado mal o afecto que Jane sentia por Bingley, e que tinha apenas tentado proteger o seu amigo, e aproveita para expor Wickham como um trapaceiro que cortejava todas as raparigas para obter os seus dotes, como tinha tentado com a irmã de Darcy, depois de ter gastado a herança do pai de Darcy que o tinha acolhido como um filho.

Elizabeth, Darcy e Georgiana
Elizabeth não conta nada a Jane e vai com os Gardiners, os seus tios, numa viagem a Peack District, onde visitam a casa de Darcy que julgavam não estar em casa. Elizabeth fica maravilhada com a riqueza da mansão e só ouve coisas boas acerca de Darcy. Acidentalmente os dois encontram-se e ele convida-a a conhecer a sua irmã Georgiana, que se tornam imediatamente amigas.

Mais tarde, Elizabeth vem a saber que a sua irmã Lydia fugiu com Wickham e desesperadamente tem de dar a noticia aos seus tios e a Darcy. Os Bennet ficam chocados e envergonhados com a atitude de Lydia, mas ficam aliviados quando o Sr. Gardiner os encontra e a devolve a casa. Depois Lydia revela a Elizabeth que foi Darcy que os encontrou e pagou o seu dote.

Bingley pede Jane em casamento
Darcy e Bingley voltam a Netherfield e Bingley faz novamente a proposta de casamento a Jane, a qual ela aceita. Nessa noite Lady Catherine visitam os Bennet e obriga Elizabeth e renunciar os seus sentimentos por Darcy, uma vez que ele se encontra comprometido com a sua filha Anne. Elizabeth recusa-se e enfrenta Lady Catherine que abandona a propriedade furiosa.

Elizabeth e Darcy
Sem conseguir dormir Elizabeth vai fazer uma caminhada ao amanhecer e encontra Darcy, que afirma não ter dormido também ao saber o que a tia, Lady Catherine tinha feito. Ambos admitem que ainda têm sentimentos um pelo outro e Elizabeth aceita o segundo pedido de casamento que Darcy lhe faz.

Este é um romance maravilhoso, para os românticos, sonhadores e optimista, aconselho e ver.

Se querem que eu fale de algum filme que tenham visto e que tenham gostado ou não, deixem aqui as vossas sugestões e escolhas, e falarei dele aqui no espaço de filmes. =)


Fonte: YouTube

Sem comentários:

Enviar um comentário