Jogos: Resident Evil

Olá pessoal, sou o Pedro e começo agora a escrever para o The Katniss Wall. Venho escrever na série Jogos na qual já dei uma ajuda em artigos anteriores. Espero que gostem e deixem os vossos comentários acerca do conteúdo dos meus artigos.
Esta semana trago-vos uma análise de um jogo antigo do qual gosto muito e estou agora a jogar para relembrar os velho tempos, ele é Resident Evil.

Desenvolvimento

O jogo Resident Evil é do género horror/sobrevivência, foi desenvolvido pela Capcom e lançado para Playstation em 1996. Um ano depois sairia também para PC e Sega Saturn. O jogo foi um enorme sucesso e vendeu cerca de 33 milhões de cópias, foram feitos dois remakes para Playstation e acabou por ser o primeiro de uma grande saga que continua nos dias de hoje.



História

A acção do jogo decorre na floresta em redor de Raccoon City. Nos jornais aparecem alguns relatos de pessoas que foram assassinadas de forma estranha, parecendo mesmo canibalismo e então uma força policial da cidade, S.T.A.R.S., é enviada para investigar. Essa equipa, também chamada no jogo de Bravo Team, deixa de dar noticias via rádio e então uma outra equipa da mesma força especial, a Alpha Team, é enviada ao local para ver o que aconteceu.

Nesta segunda equipa estão os personagens principais do jogo, entre eles: Chris Redfield, Jill Valentine,      Barry Burton e Albert Wesker.
Ao chegarem ao local a Alpha Team pousa o helicóptero perto de uma mansão e encontra logo nos seus arredores um corpo no chão, ou mais concretamente um braço e mão apenas! Aparecem então cães que perseguem a equipa e chegam mesmo a matar um deles, Chris, Jill, Barry e Wesker são então obrigados a entrar na mansão para escapar. Aqui começa a aventura pela sobrevivência...

Ambiente

O jogo decorre num ambiente escuro e a posição das câmeras é feita de modo a dar pouca visibilidade, assim, cria-se um ambiente de suspense e medo maior. A mansão onde decorre o jogo é muito grande e temos de andar sempre de um lado para o outro para resolver os diversos enigmas. Encontramos muito sangue pela casa, quer seja no chão ou nas paredes.

A casa tem também algumas zonas no exterior, bastantes escuras. O laboratório oculto também dá os seus arrepios.
De modo geral penso que o ambiente de terror está muito bem criado e o jogo cria bons momentos de medo e susto ao jogador.

Gráficos


Graficamente, é claro que não vamos fazer comparações com a geração actual, a casa estava bem desenhada e as localizações também. Os personagens estavam um pouco quadrados e mal caracterizados, não haviam expressões faciais e o sangue que deles saia ao serem atacados saia também aos quadrados, mas para a época tudo isto era tolerado.

Som

O som do jogo é essencialmente os efeitos sonoros, os criadores preferiram, para dar o ambiente certo, destacar os efeitos sonoros como os passos, os ruídos, os gritos dos monstros, o arrastar clássico dos zombies. Assim as músicas do jogo que há tocam poucas vezes e muito baixinho.


Jogabilidade

A jogabilidade a meu ver está bem conseguida para este tipo de jogo, sendo o jogo de terror em que se anda constantemente em grande suspense, a movimentação dos personagens foi deixada pesada e com pouca liberdade. Passo a explicar, o personagem roda sobre si mesmo para se escolher uma direcção e depois anda nessa direcção, a mira das armas só pode ser feita com o personagem parado e apontar é baixo, meio ou cima e para os lados claro.


Opinião final


Na minha opinião foi um grande jogo da altura que valia sem sombra de dúvidas a pena jogar, hoje em dia provavelmente pouca gente vai querer jogar um jogo destes, no entanto para quem gosta do género e é fan da saga Resident Evil acho que vale a pena experimentar ou relembrar, termina-se em poucas horas e é bastante divertido! Para além disso fica-se a saber mais um pouco sobre Chris, Jill e Wesker esses carismáticos personagens.

Deixo-vos aqui o primeiro e pai de todos os zombies!!!



Sem comentários:

Enviar um comentário