Filmes: The Perks Of Being A Wallflower

Olá pessoal, o filme que decidi trazer esta semana é, nada mais nada menos que The Perks Of Being A Wallflower, ou As Vantagens de Ser Invisível em português. Vi o filme ontem e adorei. Quem passou pela fase do secundário pode, certamente, identificar-se com a história. =)


Este é um filme de dirigido por Stephen Chbosky, baseado no romance com o mesmo nome, escrito também por Chbosky, que retrata o regresso de um jovem adolescente introvertido, Charlie (Logan Lerman), de volta ao secundário.

Charlie é um rapaz tímido, incompreendido, pouco participativo, embora muito inteligente e pouco popular. Passou momentos muito dramáticos na sua vida, como a morte da sua tia favorita, ainda quando era criança, e agora a morte do seu melhor amigo Michael que se suicidou. Todos estes acontecimentos acabaram por fazer com que Charlie entrasse em depressão e a ter visões.

Depois de passar quase um ano internado num hospital psiquiátrico, ele sente-se melhor e volta á escola. Ele começa por escrever todos os dias cartas a um amigo desconhecido, como uma forma de desabafar o que acontece no seu dia-á-dia. O regresso á escola não está a correr como ele esperava e o único amigo que tem é o seu professor de inglês.

Contudo, apesar de sentir que está a ser dificil inserir-se de novo, uma vez que os antigos colegas o mal-tratam, Charlie reunindo coragem, acaba por tentar travar amizade com um rapaz chamado Patrick (Ezra Miller), um rapaz excêntrico e divertido e que o acolhe no seu circulo de amigos de braços abertos.

Patrick apresenta a sua meia-irmã, Sam (Emma Watson), a Charlie e em pouco tempo ele começa a pensar nela como mais que uma amiga e acaba por se apaixonar. Mas ele pensa que não tem qualquer hipótese, decide que não tem o direito de atrapalhar a vida da amiga com aquela questão.

Esse novo grupo de amigos trás uma certa melhoria ao estado mental de Charlie, e ele escreve cartas sobre as experiências que passa com eles. Escreve sobre ir a festas, consumo de drogas, o primeiro encontro, a sensasão de infinito ao passar pelo túnel, assistir a actuar no Rocky Horror Picture Show...

O seu professor também acaba por ajudá-lo, dando-lhe livros para fazer resumos e trabalhos extra para manter a mente ocupada e porque se apercebe que Charlie daria um excelente escritor. Entretanto mesmo gostando de Sam, Charlie acaba por se deixar envolver com uma rapariga do grupo, Mary Elizabeth (Mae Withman), mas a relação acaba mal e Charlie é afastado do grupo por algum tempo. 

Nesse tempo Charlie também assiste a uma cena de violência  quando o namorado da sua irmã a agride, faz-lhe lembrar a sua falecida tia Helen (Melanie Lynskey).

O tempo que passa longe dos amigos e das coisas que o faziam abstrair-se de pensamentos maus e visões, revela-se um inferno, pois os sintomas voltam e ele começa a ficar pior. Um dia no refeitório vê Patrick a ser agredido e humilhado pelos colegas e Charlie sai em sua defesa e acaba por dar uma valente tareia aos agressores, mas desmaia e não se lembra do que fez.

Quando se está a aproximar o final do ano ele vê-se confrontado com o facto de ser o último ano de secundário para os seus amigos e para a sua irmã Candance (Nina Dobrev), e percebe que vai acabar sozinho. No dia que os seus amigos vão embora, ele tem um esgotamento e acaba internado de novo.

Os seus pais arranjam-lhe consultas com uma psicóloga que o faz falar sobre as suas visões e sobre os seus sentimentos de culpa, uma vez que ele se sente culpado pela morte da tia. Depois de algum tempo de internamento, ele mostra melhoras evidentes e volta á sua vida normal, com esperança que continue assim.

É um filme emocionante, dramático e ao mesmo tempo muito divertido, que nos faz relembrar os tempos de adolescência e os problemas que os jovens nessa idade têm de enfrentar. A história mostra, e nós sabemos, que podem ser tempos bem complicados. Deixo aqui o trailer e recomendo que vejam. Espero que gostem. =)

Sem comentários:

Enviar um comentário